marketing de conteúdos

As 9 chaves do marketing de conteúdos



marketing de conteúdosO marketing de conteúdos para além de criar uma comunidade ou de atrair possíveis clientes está intimamente relacionado com a optimização para os motores de busca ou SEO. É por isso que a sua estratégia de conteúdos deve estar de acordo com os seguintes requisitos, com os quais será mais fácil obter melhores posições nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

 

  • Palavras-chave: É preciso escrever conteúdo de qualidade para os utilizadores, mas isso não significa que se deva renunciar às palavras-chave que pretendemos posicionar nas SERP’s. Estude dentro do tema que vai falar quais são as palavras mais pesquisadas e use-as dentro dos textos.
  • Seja natural: Como referimos anteriormente, é preciso escrever para os leitores pelo que as palavras-chave escolhidas devem aparecer naturalmente no texto, sem parecer estar ali de forma forçada. Não abuse do número de aparições que fazem no texto. O melhor mesmo será que coloque essas palavras-chave em lugares estratégicos como o título.
  • Seja útil: Acrescentar valor ao nosso público é uma das chaves do êxito e um dos maiores factores de viralidade quando se partilha o conteúdo nas redes sociais. Se o conteúdo for de qualidade, irá ser partilhado naturalmente e aumentará as probabilidades de ganhar alguns backlinks.
  • Crie links: Conforme for criando conteúdo irá ter mais e mais páginas dentro do seu website e é importante que todo o conteúdo esteja interligado. Crie links para outros artigos e páginas internas, pois isso irá ajudar o Google a explorar de forma mais rápida e fácil o seu site.
  • Variedade: O marketing de conteúdos não é apenas texto e será boa ideia apresentar mais variedade de conteúdos. Uma boa forma de ganhar backlinks é utilizando vídeos ou infografias, pois são muito virais e os visitantes têm maior tendência para partilhar.
  • Actualize com frequência: O Google gosta de conteúdo fresco e da rotina. Se costuma actualizar constantemente sem grandes saltos no tempo e ainda seguindo um calendário, o Google irá habituar-se a visitar regularmente o seu site. Isto irá melhorar os resultados de pesquisa para o seu site e aumentar a velocidade a que o conteúdo é indexado.seo
  • Participação: É importante que tente encontrar uma forma de fazer os leitores e usuários também participar e interagir. Estimule os comentários e as partilhas nas redes sociais, uma vez que isso é uma forma de dizer ao Google que o seu conteúdo é interessante e que vale a pena ser mostrado.
  • Colabore: As relações são importantes em todas as áreas da nossa vida e o mesmo se passa também com a criação de conteúdo. Colabore com outros autores fora do seu site e escreva também para outros blogues e portais. Desta forma irá conseguir dar-se a conhecer e criar relações que o irão ajudar a continuar a crescer.
  • Meça, teste e repita: Uma das chaves é poder recolher dados e saber como os interpretar. Não há nada melhor do que testar diferentes temáticas e ver qual é mais partilhada e gera mais comentários. Tente descobrir qual o conteúdo que funciona melhor e continue trabalhando nessa linha, de forma a tentar que a sua estratégia de conteúdos possa ser um êxito, e que consequentemente afecte positivamente o seu SEO.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.