ferramentas gratuitas seo

As 10 melhores ferramentas gratuitas para análise SEO



ferramentas gratuitas seoQuando queremos obter os melhores resultados em SEO, é importante contar com as ferramentas certas que nos permitam analisar e controlar se estamos realmente a fazer bem as coisas. Hoje vamos concentrar-nos mais especificamente nas ferramentas gratuitas SEO para fazer uma melhor análise e optimização das nossas páginas web. Existem muitas outras ferramentas, mas decidi escolher estas 10 que considero serem quase imprescindíveis.

 

Google Analytics

Esta é uma ferramenta indispensável para qualquer webmaster que se preze. O Google Analytics permite, entre muitas outras funções, medir o retorno do investimento, fazer o seguimento dos usuários do website ou supervisionar o conteúdo. Uma ferramenta que nos dá imensa informação e que ainda é gratuita. O que mais se pode pedir?

 

Google Webmaster Tools

Esta é uma ferramenta mais orientada para a administração do site. Não é por isso que é menos importante, já que graças a ela podemos obter informação tão relevante como a visibilidade da página web nos resultados do Google, a saúde do domínio e uma grande variedade de dados e informações relacionadas com o website. Esta ferramenta, tal como o Google Analytics, é também absolutamente imprescindível.

 

Google Pagespeed

A função desta ferramenta é oferecer todas as informações que possam contribuir para melhorar a velocidade de carregamento das nossas páginas web. De forma ordenada e esquemática o Google Pagespeed agrupa a informação por temas, de forma a tornar mais acessível a informação ao webmaster.

 

Microsoft IIS SEO Toolkit

Trata-se do kit de ferramentas da Microsoft destinadas à optimização. Graças a esta ferramenta podemos identificar os problemas e conhecer as soluções que nos permitam fazer com que a tua página web seja mais fácil de encontrar pelos motores de busca.

 

Semrush

Esta é uma das melhores ferramentas gratuitas, já que apenas ao introduzir o nosso domínio iremos obter boas informações sobre as nossas palavras-chave e sobre as palavras-chave dos nossos principais competidores. Com o Semrush e a sua informação sobre palavras-chaves orgânicas podemos conseguir melhorar o nosso conteúdo e assim conseguir melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa.

 

Image SEO Tool

As imagens são também uma parte fundamental de qualquer blogue ou website. Esta ferramenta ajuda-nos neste aspecto, já que apenas com a introdução do url da imagem, iremos saber o nome, o atributo alt e as dimensões da mesma.

 

Seo-Browser

Consiste numa rápida e eficiente ferramenta que ajuda a conhecer melhor os componentes do nosso website, já que o mostra tal como é visto pelo webspider do Google, ou seja, apenas texto.

 

Google Trends

Permite conhecer as tendências de pesquisa no Google num dado momento ou período determinado. Podemos acrescentar palavras-chave e conhecer as estatísticas de pesquisa, assim como fazer comparações com outras palavras-chave.

 

Keyword Tool Dominator

É um facto que cada vez têm maior importância as chamadas “long tail keywords” ou palavras-chave de cauda longa. Esta ferramenta dedica-se precisamente a isso, a oferecer as “long tail keywords” relacionadas com uma determinada palavra-chave.

 

Xenu

Não é uma ferramenta visualmente atractiva, mas isso é o que menos interessa quando verificamos o que nos pode oferecer. O Xenu analisa o website e fornece a informação detalhada de todos os links existentes na mesma. Permite eliminar ou corrigir os links quebrados.



2 Comentários

  1. Danilo Guirra
    Outubro 14, 2014
    • Paulo António
      Outubro 14, 2014

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.