facebook

Anatomia de um anúncio no Facebook



Os anúncios no Facebook são um pouco diferentes dos banners de texto noutros locais. Uma vez que não têm de ser ricos em palavras-chave, os anunciantes têm um pouco mais de liberdade. Por outro lado, limitam um pouco a redacção. Isto significa que a sua redacção deve ser concisa e clara através do uso do poder das palavras.

Para ajudar a criar anúncios e atrair mais fãs, motivando as pessoas a clicar no “Gosto”, vamos ver como fazer um anúncio no Facebook, começando pelo título.

 

O título atrai

Pergunte-se a qualquer jornalista e ele dir-lhe-á que a parte mais importante de uma notícia é o título. Se não for claro, directo e atractivo, os leitores simplesmente não irão nele. Para criar um anúncio no Facebook que realmente cative os usuários os motive a ler mais, ou até clicar nele, terá de começar com um bom título.

O Facebook limita os títulos a um total de 25 caracteres. Este número inclui os espaços entre as letras, pelo que deve ter atenção a este ponto. Há alguns truques que pode usar para o ajudar a criar um bom título:

 

Planeie os títulos

Uma das melhores formas para pensar em opções que funcionem é abrir simplesmente um documento do Word e jogar com as diferentes opções de título. Use o contador de palavras para verificar a quantidade de caracteres usados. Isto é muito mais fácil e menos stressante do que criar directamente um anuncio no Facebook.

 

Use um dicionário de sinónimos

Quando as palavras que deseja usar são demasiado longas ou não são suficientemente precisas, procure usar sinónimos. É provável que encontre uma forma melhor ou mais curta de dizer o que quer se se esforçar um pouco.

 

Pense simples

Apenas com 25 caracteres para trabalhar, não terá muito espaço para a criatividade. Em seu lugar, opte por títulos simples, directos, que transmitam a sua mensagem.

 

Considere fazer perguntas

Já que os anúncios no Facebook não dependem de palavras-chave, tem a liberdade de fazer as coisas de uma forma diferente. Em vez de escrever um título tipo jornal, faça uma pergunta.

 

Use palavras que vendam

Tente incluir palavras importantes nos títulos que chamem a atenção. Grátis, descontos, agora, e outras palavras semelhantes chamam a atenção e motivam as pessoas a entrar em acção.

 

Seja explícito

Use os cabeçalhos para começar o processo de venda. As frases curtas e explícitas funcionam muito bem.

 

A imagem é tudo

Tão importante como o cabeçalho é a imagem escolhida. Se não tem uma imagem para acompanhar o seu anúncio, ainda assim, pode obter resultados. No entanto, as imagens aumentam as hipóteses de captar a atenção de um individuo. Se a imagem for perfeita, as suas chances de ganhar alguns cliques e aumentar as suas conversões irão aumentar.

Mas então, como ter a certeza sobre a escolha correcta de uma imagem que realmente chame a atenção e faça as pessoas clicar? Siga as seguintes regras para seleccionar uma imagem para chamar a tenção:

 

Use imagens profissionais dos seus produtos

Se está a vender um produto, apresente uma imagem profissional que o mostre de uma maneira positiva. Se não puder contratar um fotógrafo profissional, tente você mesmo tirar uma fotografia usando uma câmara digital. Daremos alguns conselhos sobre este aspecto mais à frente.

 

Seleccione uma imagem relevante

Se o seu anúncio é sobre uma pessoa ou algo que pode ser identificado, tenha a certeza de que a imagem é relevante, clara, e limpa. As fotos de pessoas ficam bem no Facebook devido à abordagem social da rede (ou não fosse o Facebook uma rede social).

 

Use imagens claras

O Facebook não tem muito espaço para as imagens dos anúncios, pelo que deve utilizar uma que não esteja desfocada e que se veja claramente.

 

Opte pela cor

Quanto mais colorida for a imagem do anúncio, mais provável é que chame a atenção. Isto pode ajudar a gerar mais interesse e conversões.

 

Evite o ruído

Suponhamos que vende brinquedos para crianças. Usar uma foto de uma só criança a divertir-se com um brinquedo é uma boa ideia. Usar uma foto pequena de crianças a brincar fará com se perca a atenção sobre ela e irá fazer perder significado à sua mensagem.

 

Lembre-se que a imagem também é uma ferramenta de venda

Escolha imagens que realmente transmitam a sua mensagem. Se estiver a promover um candidato político, uma foto oficial com uma bandeira em plano de fundo pode funcionar muito bem. Uma foto desse candidato, cinco minutos depois de se levantar de manhã não funcionará. Use as imagens para vender e escolha-as tendo tudo isto em conta.

 

E você tem algum conselho para partilhar sobre como fazer um bom anúncio no Facebook?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.