Vou hoje falar um pouco sobre plugins de SEO para WordPress. All in One ou Yoast, uma das decisões pelas quais todo o blogueiro passa pelo menos uma vez na vida e que irá determinar em boa medida a sua forma de entender a “optimização” de um conteúdo.
Vou hoje falar um pouco sobre estes dois plugins e dizer qual é o meu preferido e sobretudo qual a razão.
Este artigo vai basear-se única e exclusivamente na diferença que se pode observar entre um e outro, desde um ponto de vista puramente de optimização SEO. Não vou entrar em pontos de vista mais técnicos, ou se um é mais completo do que o outro, porque o que pretendemos é entender qual é o melhor do ponto de vista prático. Vamos então ao que realmente importa.
O problema do WordPress Seo by Yoast com as long tail keywords
Vou tentar explicar isto de forma breve. O Yoast é um plugin que na minha opinião é dirigido a um público que não tem um nível muito elevado em termos conhecimentos de SEO. Ou seja, é concebido para um utilizador mais generalista, pois integra funções que qualquer pessoa menos conhecedora irá achar que lhe torna a vida mais fácil e sobretudo deixá-la mais tranquila.
* As famosas confirmações a verde e vermelho
Não gosto especialmente deste plugin porque tem a faculdade de confundir o utilizador mais avançado em SEO, já que é o plugin a tomar a decisão sobre a optimização correcta ou não de um post. Mas a verdade é que este plugin é automático, e não sabe nada acerca de SEO. Ele apenas valoriza se a palavra-chave aparece de forma “sistemática” em todas as partes do conteúdo ou não. É esse o seu critério principal, e como sabemos é preciso usar sinónimos, variações da palavra-chave principal e trabalhar também a semântica do texto. Além do mais, devemos escrever para as pessoas e não para os motores de busca.
O Yoast baseia-se unicamente na citada repetição. E pior ainda, se nos fiarmos demasiado nas suas indicações, podemos mesmo acabar por sobreoptimizar o conteúdo, com as devidas consequência nos resultados de pesquisa.
Vejamos este exemplo:
O plugin diz que o post está optimizado para a keyword “ovos”. A sua utilização é simples e fácil, permitindo obter resultados e ver se o trabalho está bem feito, principalmente quando as palavras-chave são curtas. O problema é quando estamos a tentar optimizar o texto para uma palavra-chave longa. Aqui a coisa já muda de figura.
Ou seja, o Yoast seria muito útil se apenas pretendesse optimizar um post para a keyword “iPhone 6”, mas então onde é que está o problema, poderão estar a perguntar? O problema é que conseguir rankear uma palavra-chave como “iPhone 6” é realmente difícil (para não dizer impossível) e o mesmo acontece com uma montanha de palavras-chave curtas.
Por essa razão, uma boa opção podia ser tentar rankear uma palavra-chave mais longa, como por exemplo “comparativo entre iPhone 6 e Samsumg Galaxy Note“.
Essa seria a palavra-chave que podia ser utilizada usando o All in One SEO. Mas se utilizarmos essa long tail no Yoast tudo irá ficar colorido a vermelho. Isso acontece porque o plugin apenas é capaz de reconhecer quando foi colocada a mega keyword “comparativo entre iPhone 6 e Samsumg Galaxy Note” na H1, no título, na url e também, naturalmente, no próprio conteúdo e na descrição. Qual a conclusão a tirar? Há um excesso de optimização dessa long tail keyword, com as devidas consequências a nível de posicionamento nos resultados de pesquisa.
As luzes verdes e vermelhas são um indicador pouco fiável que mostra de uma forma muito generalista se um post está bem optimizado. Alguém com poucos conhecimentos de SEO poderá pensar que o posto está bem optimizado, mas na realidade está é sobreoptimizado e isso é sempre negativo aos olhos do Google.
Mas agora também gostaria de saber a tua opinião. Gostas mais do Yoast ou do All in One? 😉
Parabéns pelo post. Muito interessante mesmo. É bom ter uma atenção balanceada a diversos fatores de SEO e não simplesmente ficar focado em apenas um ou dois aspectos. Eu sinceramente não conhecia algumas das técnicas abordadas e confesso que já as adotei.
Parabéns.
Tudo bem?
Me deixou ainda mais na dúvida seu post.
Ví aqui que você usa o All in One SEO Pack.
É o melhor então?
Sim. Até agora tenho preferido o All In One Seo Pack porque acho que o Yoast tem uma tendência para sobre-optimizar as palavras chave.
No entanto, o Yoast Seo foi actualizado recentemente e já melhorou, mas continua a “olhar” apenas para a mesma palavra-chave. Também é preciso usar sinónimos, variações da palavra-chave principal e trabalhar a semântica do texto, senão podemos ser penalizados pelo Google.
Entendi.
Após eu colocar o Yoast meus acessos orgânicos despencaram drasticamente. To voltando pro All In One Seo Pack ainda esta semana.
Obrigado pela resposta.
Parabéns pelo conteúdo, me abriu mais a mente sobre algumas coisas que eu ainda tinha dúvida.
Obrigado por compartilhar.