google

Qual é a palavra mais bem paga pelo AdSense?



Qual é a palavra ou keyword mais bem paga pelo Adsense? Sim, efectivamente, é um título um pouco sensacionalista, mas é precisamente esse o objectivo que se pretende. Existe todo um mito em redor do AdSense que consiste em caçar as palavras mais bem pagas pelo AdSense ou AdWords para criar um website com essas palavras e ganhar muito dinheiro.

Esta é mesmo uma prática muito habitual para quem vive exclusivamente dos rendimentos do AdSense, e mesmo para quem procura também retirar algum rendimento sem ser um “profissional” da área. No entanto, há alguma confusão entre os webmasters sobretudo no que se refere ao funcionamento do AdWords.

 

A palavra mais bem paga pelo AdSense

A palavra mais bem paga pelo AdSense é uma palavra pela qual é pago o maior valor para ser anunciada no AdWords, e consequentemente, o click que é mais bem pago no AdSense.

Procurando pelos fóruns e blogues que de dedicam a esta área, provavelmente a palavra mais cara que terá sido encontrada foi “call conference pricing”, com um preço de $81.50, mas no momento em que foi pesquisada e nos Estados Unidos.

Mas se agora formos pesquisar essa mesma palavra na ferramenta do AdWords, tem um custo muito inferior. Por isso é impossível encontrar essa tal palavra mais bem paga a não ser que seja num determinado momento.

 

As palavras mais bem pagas no AdSense

Para o efeito, há algumas coisas que deveríamos ter em mente antes de empreender um projecto baseado no preço das palavras do AdSense, seja tão grande como um portal, ou pequeno, como um único post:

  • O preço de uma palavra varia muito em função da zona geográfica, da época do ano, e inclusivamente da hora do dia. Basicamente será tanto mais cara quando mais anunciantes estejam em leilão por ela nesse momento.
  • O resultado da ferramenta do AdWords não é actualizada em tempo real. Os resultados são aproximados em função da tendência do leilão naquele momento. Por isso pode acontecer que essa palavra concreta já não tenha tanto valor.
  • O orçamento dos anunciantes é limitado. Isto significa que quando chegam ao seu limite, a palavra deixará de ter valor. Isto pode suceder uma ou varias vezes ao dia.
  • Smart pricing, um sistema que reduz drasticamente o preço por click em função do local onde é feito o click.
  • Nenhum anunciante paga o valor máximo. O preço que aparece é o valor máximo. A maioria conforma-se com o segundo lugar.
  • Existem muitos outros factores que mudam o preço das palavras chave. Em geral, podemos nos guiar pelos valores aproximados.

Por este motivo, as listas de palavras chave mais bem pagas que circulam pela internet não têm grande valor, embora se se souber como as interpretar possam ajudar a fazer uma ideia sobre como está o tema.

Além do mais, todos guardam como um tesouro as melhores palavras para as tentar explorar por si mesmos. De uma forma geral, se queremos iniciar um novo projecto com base no AdSense, deveremos considerar:

  1. Popularidade da pesquisa da palavra chave – Escolher um termo que seja muito pesquisado ao longo do tempo, que o volume de pesquisas seja grande e que a sua tendência de procura esteja a aumentar.
  2. Preço da palavra – Quanto maior for o preço da palavra, melhor.
  3. Volume de anunciantes – Pode acontecer que quando se faça a pesquisa apenas haja um par de anunciantes dispostos a pagar muito por uma palavra. Mas se existirem muitos anunciantes para palavras semelhantes, embora os valores não sejam tão elevados, as keywords serão mais estáveis.

Ainda irei aprofundar mais este tema num guia completo do AdSense que estou a escrever. Continue a seguir-nos para estar sempre actualizado nesta temática.



Um comentário

  1. leny wata
    Maio 11, 2013

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.