tecnicas seo

8 Técnicas de SEO para ajudar o seu blogue



tecnicas seoQuando uma empresa decide criar um blogue é por alguma das seguintes razões:

·         Para o utilizar como uma parte da estratégia de marketing de conteúdos

·         Para construir uma marca e dar credibilidade

·         Aumentar a exposição e o tráfego

·         Aumentar as taxas de conversão

Para atingir o objectivo para que foi criado o blogue, podem-se utilizar algumas técnicas de SEO, havendo algumas coisas que já se provou serem mais eficazes do que outras. Vamos conhecer algumas dessas técnicas.

 

Utilizar plugins

Se utiliza WordPress, uma das primeiras coisas a fazer é instalar um plugin como o “All in One SEO Pack” ou o “SEO Yoast”. Ambos os plugins são gratuitos e muito eficazes para dar um bom empurrão ao blogue. Estes dois plugins diferem nas suas características específicas, mas usam o mesmo conceito geral. Basicamente, agilizar o processo de SEO no blogue através da geração automática de etiquetas META, da optimização de títulos para cada post, da optimização das descrições de SEO, etc.

Ambos são fáceis de usar e relativamente fáceis de compreender. Se passar uns minutos adicionais para completar os campos dos plugins, poderá conseguir uma vantagem significativa sobre a concorrência. Frequentemente isso pode significar a diferença entre aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa ou não.

Recomendo o uso da ferramenta Planeador de palavras-chave do Adwords para a pesquisa de palavras-chave. Ao introduzir uma palavra ou frase ampla, ter-se-á acesso a uma lista de possíveis ideias de palavras-chave.

 

Use cuidadosamente as palavras-chave

Após escolher as palavras-chave adequadas, é altura de as colocar em acção através da sua inserção estratégica ao longo do site. No passado, inserir muitas palavras-chave ao longo do blogue (stuffing) era uma forma comum de manipular os resultados de pesquisa dos motores de pesquisa.

Graças às actualizações do algoritmo do Google (Google Panda, Pinguim e Colibri) as coisas alteraram-se radicalmente. Agora, encher um post com palavras-chave é estar a utilizar técnicas de black hat SEO que o Google identifica e sanciona facilmente.

Estas são algumas das melhores práticas para inserir palavras-chave:

·         Colocar a palavra-chave principal no título principal de cada post

·         Utilizar uma vez dentro das primeiras 100 palavras do conteúdo

·         Utilizar uma vez no final do post

·         Colocar nas etiquetas de título e das descrições

·         Utilizar nos subtítulos

·         Naturalmente que se deve utilizar palavras-chave e frases relacionadas em todo o artigo

 

Acelerar o site

A velocidade de download é um factor relevante para classificar um site. As soluções cloud hosting estão a ganhar popularidade à medida que o Google continua a dar cada vez maior importância aos tempos que um site demora a carregar.

O Pingdom tem uma boa ferramenta de teste de velocidade que pode informar quanto tempo demora a carregar um site. Se demorar mais do que 4 segundos, recomenda-se uma revisão ao site, procurando fazer melhorias ou mesmo trocando de alojamento web.

 

O tamanho recomendado dos artigos

O tamanho dos artigos publicados é outro factor importante. Alguns bloggers preferem criar artigos relativamente breves, com 400 palavras ou menos e outros com mais de 2000 palavras. É discutível qual será o tamanho ideal para um artigo, no entanto um estudo feito em ViperChill.com mostrou que o número óptimo de palavras depende de cada industria. Os dados podem ser resumidos da seguinte forma:

·         Gadgets – 181 palavras

·         Mexericos – 183 palavras

·         Novidades da web – 329 palavras

·         Política – 465 palavras

·         Saúde – 666 palavras

·         Marketing – 1085 palavras

·         Finanças – 1225 palavras

·         Desenvolvimento pessoal – 1470 palavras

tecnicas seoIsto vem demonstrar que a escolha do tamanho ideal de um artigo dependerá em grande medida da indústria em que está inserido. A menos que se esteja em nichos de mexericos, de uma forma geral é melhor ter um mínimo de 250 a 300 palavras.

Em geral, verifica-se que o conteúdo é o que permite conseguir um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

 

Incluir Imagens

Para além de se oferecer aos leitores bons conteúdos, a inserção de uma imagem ou duas numa entrada do blogue tem também alguns benefícios SEO. No intuito de tirar partido destes benefícios, deve-se incluir as palavras-chave no nome do arquivo e incorporar etiquetas ALT no código HTML. Isto pode ser feito através da inclusão de alt = “palavra-chave ou frase” dentro do código.

 

Utilizar links estrategicamente

Através da inserção de links nos artigos do blogue, vai-se conseguir duas coisas. Em primeiro lugar, tornar mais fácil para os visitantes explorar mais a fundo o blogue. Em segundo lugar, dar crédito a outros artigos do blogue e assim ajudar o seu ranking nos motores de busca. Em última instância, ajuda todo o blogue a obter um ranking mais alto nos motores de busca.

Da mesma forma, será inteligente incluir links adicionais na barra lateral através da instalação de um menu com “categorias” e “artigos recentes”. Isto permite aos visitantes encontrar mais rapidamente outros artigos que poderão ser do seu interesse.

 

Publicar com frequência

Um dos erros mais comuns que a maioria dos bloggers comete é actualizar os seus blogues poucas vezes. Isso irá não só reduzir ao mínimo o número de leitores que seguem o blogue, como ainda prejudicar o ranking nos motores de busca. Segundo Darren Rowse do Problogger: “Quanto mais actualizar o seu blogue, os motores de busca mais frequentemente enviarão os seus spiders para o indexar. Isto significa que os novos artigos poderiam aparecer no índice numa questão de dias ou mesmo horas em vez de semanas.”

Por tudo isto, é importante manter um fluxo fresco de conteúdo e evitar passar longos períodos sem um novo artigo. Por outro lado também não se deve ir ao outro extremo de presentear os leitores com uma corrente interminável de novas mensagens. Um bom equilíbrio será entre dois e cinco posts por semana para a maioria dos nichos.

 

Mantenha-se activo nas redes sociais

Por último, partilhar o conteúdo nas redes sociais pode também ser vantajoso do ponto de vista SEO. Isto apenas demora alguns minutos, mas irá imediatamente aumentar a visibilidade do blogue, já que cada mensagem vai aparecer em todas as contas dos respectivos seguidores.

Esta é uma forma muito fácil para atrair mais tráfego para o seu blogue apenas com uns cliques. Se alguém partilhar um artigo com outras pessoas, isso significa mais tráfego sem qualquer trabalho adicional. Se bem que as acções sociais não costumem ter o mesmo peso que os processos tradicionais, uma quantidade significativa ajuda a melhorar o ranking.

 

Por último apenas falta agradecer por ter lido este artigo e espero que tenha esclarecido algumas dúvidas sobre este tema. Deixe o seu comentário se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar.



Um comentário

  1. Dinheiro Afiliados
    Janeiro 21, 2014

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.