
Existem algumas regras básicas que devem ser seguidas desde o 1º dia.
Vamos a isso então.
Conteúdos
Sem bons conteúdos, ou seja, textos originais e super informativos sobre o vosso nicho de mercado, é quase impossível ter bons rankings. É fundamental que vocês conheçam o vosso nicho de mercado de dentro para fora. Vocês têm que se tornar especialistas no vosso ramo. Têm que saber mais que a pessoa comum… a mesma pessoa que vai ao vosso site à procura de informação.
Se vocês só tiverem uns textos bacocos que qualquer pessoa conhece, o vosso futuro na internet fica ameaçado.
Utilização de palavras-chave agregadas
Existe muita confusão sobre este tema porque muita gente pensa que basta ir à ferramenta de palavras-chave do Google, escrever a nossa keyword, e que depois basta utilizar as outras keywords que lá aparecem nos nossos textos.
Nada disso. Palavras-chave agregadas são as palavras todas que têm a ver directamente ou indirectamente com o nosso nicho de mercado. Um exemplo prático:
Surf.
Se virem esta palavra-chave na ferramenta do Google vão encontrar os suspeitos do costume: pranchas de surf, comprar prancha de surf, fato de surf, surf camp etc etc…
Mas a verdade é que não encontram na ferramenta NEM UMA palavra-chave agregada SUPER IMPORTANTE!!! Como por exemplo: Praia, Mar, Água, Recife, Tubos, Manobra, Areia, Vento, Marés, Sol, Frio, Calor, Velocidade, Rail, Deck, Shop, Capa, Correntes.
E por aí fora…
Percebem a diferença?
As palavras-chave agregadas podem ser um dos grandes segredos para um site de topo – basta conhecer BEM o nicho de mercado e esquecer a ferramenta do Google.
Utilização de linguagem curta, objectiva e simples
Um dos maiores erros da escrita para a internet é a utilização de palavras caras e que obrigam o leitor a pensar no que está a ler, obrigam as pessoas a parar e voltar atrás.
Imaginem que eu tinha escrito este texto com palavras pomposas e que quase obrigam as pessoas a ir ao dicionário ver o que quer dizer. Esse erro custa caro porque os visitantes desistem de ler e procuram outro site com linguagem mais simples e objectiva.
O truque é escrever como se estivéssemos a falar com um familiar ou um amigo, de forma simples, directa e bastante clara. Tentem sempre escrever directa e muito simples – respeitando sempre o nicho de mercado. Digo isto porque como é óbvio, existem diferenças de escrita para um site de uma clínica médica e um blog de surf. J
Mas perceber para quem se está a escrever e adaptar essa linguagem a textos simples e directos é uma das mais valias que vocês podem ter na internet, até mesmo para os motores de busca – que adoram textos objectivos e sem palha.