titulos virais

20 palavras e expressões “mágicas” para criar viralidade com os títulos dos artigos



titulos viraisOs títulos representam 80% do sucesso de um artigo. O conteúdo é importante, mas se não conseguirmos chamar a atenção com o título, também não conseguiremos que os leitores leiam o artigo completo. Neste ponto, existem palavras e expressões que podem dar melhores resultados do que outras.

Obviamente que os conteúdos são a alma de um blog, mas também é preciso criar títulos que chamem a atenção para conseguirmos o número de visitas que o artigo merece.

Apesar de tudo, criar títulos que geram cliques nas redes sociais não é assim tão complicado como podes estar a pensar. Ainda assim, existem outros factores relevantes para criar um artigo viral.

 

Factores que influenciam a viralidade de um artigo para além do título

O título é importante para provocar o “clique” e gerar tráfego para o nosso blog. Mas também é preciso cumprir as expectativas para não defraudar os leitores. A viralidade não se gera apenas com os títulos. Este é apenas o primeiro empurrão para conseguirmos obter mais visitas para os artigos publicados no blog.

Os factores seguintes são essenciais para conseguirmos obter uma boa cobertura com um artigo:

  • Número de seguidores: o tamanho é importante nas redes sociais. Um bom titulo acompanhado por um grande número de seguidores ou contactos no Twitter, Facebook e/ou LinkedIn facilita a geração de visitas para o teu blog.
  • A qualidade e originalidade do conteúdo: tens de ser capaz de criar ideias curiosas e interessantes. O pior é defraudar com um título que chama a atenção mas que não consegue cumprir as expectativas criadas.
  • Um bom timing: aproveita os momentos de relaxamento dos teus seguidores. À noite, depois das pessoas terem jantado e começarem a ver televisão e a navegar nas redes sociais é a melhor altura do dia para publicar e receber mais cliques.

 

O truque consiste em encontrar a composição perfeita de palavras e expressões

Embora não pareça, a criação de títulos quase que dá para uma série completa de artigos. Depois de algumas experiências, conseguir identificar 20 palavras e expressões que funcionam melhor do que outras. Esta é a minha selecção:

  1. Como criar / melhorar / conseguir
  2. “A diferença entre A e B”
  3. Polémica
  4. “Guia para iniciantes”
  5. “Para dummies”
  6. “O que devias saber sobre”
  7. “Porque é que …”
  8. “O que podemos aprender com …”
  9. “Tudo o que sempre quiseste saber sobre …”
  10. Surpresa
  11. Entrevista
  12. Básico
  13. Curiosidades
  14. Ingredientes
  15. “Sem custos”
  16. Twitter/ Facebook/ LinkedIn / Pinterest, etc.
  17. “Alternativas a…”
  18. Truques
  19. “A arte de…”
  20. “Lições de (alguém famoso) para…”

 

Conselhos básicos para criar títulos virais

Não há qualquer garantia de sucesso que utilizando as expressões atrás referidas vais conseguir mais tráfego. É importante ir testando diferentes combinações para ver o que funciona melhor. Isto não é uma ciência exacta, pelo que é necessário ir desenvolvendo a capacidade de criar o título perfeito baseado na própria intuição e experiência.

  1. Teste, erro e correcção: mesmo tendo publicado um artigo com um determinado título, podes mudar se te apercebes que não conseguiste obter o interesse desejado. Se tens uma massa crítica de seguidores nas redes sociais irás receber um feedback muito rápido. Com menos seguidores simplesmente tens de testar durante um período maior para conseguir obter um feedback válido.
  2. O Twitter como plataforma de teste: podes fazer pequenos testes experimentando o título com um tweet do tipo “A escrever [título do artigo] ”. Se não receberes nenhum feedback dos teus seguidores, o melhor é mudar o título antes de publicá-lo.
  3. Títulos breves são melhores do que longos: como já referi anteriormente, isto não é uma ciência exacta, pelo que os títulos longos também poderão funcionar. Testa, experimenta e vê o que funciona melhor contigo.

 

Talvez já tenhas identificado outras palavras mágicas para além das mencionadas neste artigo. Quais são as que funcionam melhor contigo?



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.