blogger

20 grandes conselhos sobre blogues para principiantes e profissionais



bloguesGosto muito de blogues. Gosto de escrever. Por alguma razão é que vou mantendo este pequeno espaço e partilhando algumas coisas interessantes da área do marketing digital e SEO.

E como gosto de blogues, também escrevo sobre blogues. O que é preciso fazer para ter um grande blogue, como se deve escrever, conselhos para ter mais leitores, para reinventar o blogue, etc.

Sei que há imensos conselhos sobre blogues disponíveis na internet. Alguns são escritos para bloggers principiantes. Já escrevi também alguns. Mas neste artigo não vais encontrar nada disto.

Outros são mais específicos, mas neste artículo também não vais encontrar nada disso.

O que vais encontrar são 20 simples conselhos para principiantes e profissionais que é preciso implementar de forma progressiva, conforme fores avançando com o blogue. Porque pode-se sempre aprender algo novo, não é?

blogs

Quando estás a começar

 

Usa WordPress

Quer utilizes a versão gratuita (wordpress.com) ou a paga (wordpress.org), o WordPress é a melhor opção. É a mais versátil e vais sempre poder manter o controlo sobre o teu blogue.

 

Encontra a tua própria voz

Não copies ninguém. Sê tu mesmo. Sê autêntico. Talvez de início seja complicado encontrar o teu próprio estilo, mas irá chegar o momento em que os leitores vão saber se artigo foi ou não escrito por ti. Para além disso, vais sentir-te mais cómodo a escrever dessa forma.

 

Não te preocupes com as visitas

Todos os bloggers falam do número de visitas que têm, sobretudo os iniciantes. Não te preocupes com os números no princípio. Irá chegar o momento certo em que os números vão começar a aparecer.

 

Não roubes fotos

Quando se começa com um blogue, o habitual é copiar fotos da internet sem saber quem é o autor. Não o faças. Há muitos bancos de imagens gratuitos onde podes ir buscar fotos sem restrições e evitando assim problemas.

 

Qualidade sobre quantidade

Muitos bloggers pensam que o melhor é publicar um artigo todos os dias. Não será bem assim. O objectivo é escrever textos de qualidade. Depois marca o teu próprio ritmo, que pode ser uma vez por semana, várias vezes por semana ou até mesmo só uma vez por mês. Um grande artigo por mês é muito melhor do que 30 maus artigos.

 

Escreve apenas

Quando estiveres a começar concentra-te apenas em escrever. Esquece os leitores, as palavras-chave e o SEO. Isso será suficiente. Deixa fluir as palavras, nada mais.

blogue

Quando estiveres pronto para construir a tua comunidade

 

Procura a tua comunidade

Depois de começares a publicar vais começar a encontrar outros bloggers com que poderás vir a simpatizar. Apesar de parecer estranho ter amigos que nunca conheceste na vida real, os interesses em comum e o apoio mútuo irão levar-te a confraternizar com outros bloggers. Não te feches no teu mundo.

 

Localiza o teu nicho de mercado

Agora é o momento em que podes começar a sentir-te mais cómodo para escrever sobre um grupo mais reduzido de temas. Quando começas a construção da tua comunidade, vais começar a ver que há determinados temas que os teus leitores gostam mais. É então que encontraste o teu nicho de mercado.

 

Guest posts

Publicar um artigo como convidado em outros blogues é uma forma de ampliar a tua marca e de construir uma comunidade. Há bloggers que procuram autores convidados. À medida que também for crescendo o teu círculo de bloggers amigos podes oferecer-te para escrever nos seus blogues.

 

Sê social nas redes sociais

Embora as redes sociais sejam uma excelente forma de aumentar o número de seguidores e de fazer crescer um blogue, não te esqueças que se trata, antes do mais, de construir uma comunidade. Partilha ideias e conteúdos, publica links de outros blogues ou outros artigos interessantes que encontres. Conversa e não faças apenas declarações num único sentido. E os teus números vão começar a crescer.

 

Presta agora atenção aos números

À medida que fores crescendo, podes instalar o Google Analytics para controlar os números do teu blogue e sobretudo o que é que os teus leitores estão a gostar mais de ler.

 

Facilita a partilha

Os botões de partilha nas redes sociais devem estar sempre visíveis. Devem ser muito fáceis de ver. Mantém os botões de partilha numa barra lateral flutuante.

blog

Olhando para o futuro

 

Sê honesto

Faças o que fizeres, mantêm-te fiel a ti mesmo e aos teus leitores. Não tens de contar cada detalhe da tua vida, mas tudo o que fizeres deve ser baseado na honestidade.

 

Sê intemporal

Seja qual for o tema sobre o qual estás a escrever, vais dar informações a pessoas que estão a pesquisar sobre o tema. Os artigos intemporais são os que trazem mais tráfego ao longo dos anos. As mensagens pessoais e os resumos são apostas seguras que os teus leitores vão gostar, mas são muito “do momento” e não vão resistir à passagem do tempo. É melhor escrever artigos que não fiquem esquecidos com o tempo. Consoante o nicho de mercado e os teus objectivos, uma mistura destes dois tipos de post (maioritariamente de artigos intemporais) seria o ideal.

 

Não percas a esperança

Um blogue é um grande desafio. Demora muito tempo. Por vezes as ideias esgotam-se e questionas-te se vale a pena todo o esforço. A resposta é sim, vale a pena desde que gostes do tema. É possível que tenhas de fazer algumas mudanças, parar um pouco para pensar, publicar com menos frequência, mas a longo prazo irão chegar os resultados. Um blogue é uma maratona.

 

Chuva de ideias

Uma vez por semana senta-te num lugar tranquilo e começa a pensar em novas ideias para escrever no blogue.

 

Escreve as ideias

Para além das sessões de chuva de ideias, pode aparecer em qualquer altura um bom tema para um novo artigo. Escreve-o imediatamente porque senão vais-te esquecer.

blogger

A longo prazo

 

Investe no teu blogue

Se conseguiste chegar até aqui, deves investir agora no teu blogue. Compra um serviço de alojamento web melhor, um tema de WordPress melhor e mais rápido, contrata um designer, etc. Estas opções custam algum dinheiro mas o retorno do investimento será maior.

 

Ajuda outros bloggers

Nunca te esqueças de onde vieste e das pessoas que te ajudaram a crescer como blogger. Devolve o que te foi dado ajudando a partilhar os artigos de outros bloggers, respondendo às suas perguntas, lendo os seus blogues, deixando comentários, etc.

 

Não vendas a alma

Se conseguires tornar-te um blogger popular, irão surgir oportunidades para ganhar mais dinheiro, receber prendas e, por vezes, até mesmo a possibilidade de viajar. Nunca te esqueças que se algo é grátis é porque o produto és tu. Podes ganhar dinheiro com o teu blogue, mas sem vender a tua alma.

 

Como pudeste ver, estes 20 conselhos seguem uma curva progressiva que pode ser seguida conforme fores adquirindo mais experiência enquanto blogger. Não há um tempo estabelecido para cada etapa. Um blogger pode fazer tudo num ano, enquanto outro poderá demorar três.

 

Fonte: Coach Debbie Runs



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.