Independentemente do tipo de negócio em questão, a segurança é um fator muito importante. No caso das lojas tradicionais, a utilização de câmaras fotográficas ou janelas reforçadas, são medidas concebidas para evitar qualquer roubo.
Do mesmo modo, no comércio eletrónico, encontramos também uma montra virtual à qual muitas vezes não dedicamos os mesmos recursos em termos de segurança. Estamos a referir-nos à loja online.
Vale sempre a pena rever algumas medidas que nos podem ajudar a cuidar da imagem de marca de muitas lojas online face às ameaças de cibersegurança. Da All4Sec, lançaram uma lista de medidas que nos podem ajudar neste processo.
Medidas para melhorar a segurança da sua loja online
-
Verifique a configuração do seu servidor web, independentemente de estar alojado por um fornecedor externo ou fazer parte da sua própria infra-estrutura interna.
-
Tenha desabilitado qualquer serviço que não seja estritamente necessário. Reveja cuidadosamente as permissões dos ficheiros e diretórios. Lembre-se de que os plugins externos podem ser uma fonte de perigo.
-
Verificar se o servidor está atualizado com as últimas versões dos sistemas operativos e servidores web (quer sejam de domínio comercial ou público).
-
Atualize a versão do sistema de gestão de conteúdos ou CMS que está a utilizar para eliminar ou reduzir possíveis vulnerabilidades no sistema.
-
Dê uma última vista de olhos à sua política de SEO para melhorar o posicionamento nos motores de busca.
-
Lembre-se que se gerir dados pessoais, estes devem ser protegidos e encriptados.
-
Ter visível e de acordo com os regulamentos de Proteção de Dados e os termos e condições de utilização do seu website.
-
Rever a política de cookies e lembrar-se de pedir autorização aos utilizadores.
-
Analise a segurança do certificado SSL do seu servidor web, pode afetar o seu posicionamento SEO se o Google o considerar pouco fiável.
-
Verifique se tem backups regulares guardados em equipamento de armazenamento externo.
-
Verifique as permissões de acesso dos seus utilizadores autorizados e os seus procedimentos de ligação segura. Um utilizador autorizado é aquele que tem permissões para fazer qualquer consulta ou modificação ao serviço web. Não confundir utilizadores autorizados com utilizadores registados.
-
Auditar a sua plataforma e serviços com um fornecedor de segurança externo em busca de vulnerabilidades e tomar as medidas que recomendam.
-
Fique de olho na sua reputação online para que não afetem a sua imagem e a do seu negócio. Por exemplo, esteja atento a possíveis campanhas de phishing que possam prejudicar a sua credibilidade.
Finalmente, é de notar que a loja oline pode ser tão, ou até mais importante do que as lojas físicas. Negligenciar a sua segurança pode ser uma razão para ser roubado e o seu negócio ser afetado, bem como os dados dos clientes poderem cair nas mãos erradas.