Top 10 dos bloggers que ganham mais dinheiro

10 Técnicas para ter mais tráfego no blogue



Top 10 dos bloggers que ganham mais dinheiroHá muitas formas de gerar tráfego para um website, mas neste artigo irei partilhar algumas técnicas fundamentais para se obter mais visitantes.

No entanto, devemos ter em mente que estas técnicas não têm um resultado instantâneo, mas que por outro lado também não irão ficar obsoletas tão rapidamente.

 

1- Guest Blogging

A melhor forma de gerar visitas para um blogue é através do Guest Posting, o que significa escrever artigos para serem publicados unicamente noutros blogues com o objectivo de obter backlinks e promover o nosso blogue perante uma nova audiência.

Esta é a técnica que costuma obter resultados mais rápidos.

 

2- Fóruns

A forma seguinte para obter mais tráfego é através da participação em fóruns.

Para o fazer, procure fóruns no seu nicho de mercado e procure ajudar os restantes participantes do fórum a resolver os problemas relacionados com a área desse nicho de mercado.

Evite promover rapidamente ou directamente o seu blogue, ao invés tente ser útil para com os outros membros.

Mas a questão que se coloca é como gerar tráfego sem promover o blogue? Simplemente quando abrir a sua conta no fórum, crie uma assinatura que aparecerá juntamente com todas as suas mensagens. Ali poderá colocar o seu link e uma breve descrição do blogue.

Nota: Alguns fóruns não permitem este tipo de acções, pelo que deve verificar se o fórum permite que deixe o seu link na assinatura quando se registar.

 

3- Comentar noutros blogues

Comentar em outros blogues não será a melhor forma de gerar tráfego, embora sempre gere algum.

A grande vantagem de comentar em outros blogues é que irá dá-lo a conhecer ao dono do blogue onde está a comentar. Então, se comentar em vários blogues, as pessoas irão começar a conhecê-lo, terão curiosidade e alguns poderão mesmo visitar o seu blogue.

Não deve comentar em qualquer blogue, porque não irá conseguir ter bons resultados. Deve pesquisar primeiro quais são os melhores blogues do seu nicho e comentar aí. Quando comentar não se esqueça de indicar o URL do seu blogue no campo “Website” do formulário de comentários.

Nunca comente sem antes ter lido o artigo.

Nunca deixe comentários de SPAM apenas a falar sobre o seu blogue.

Deixe comentários interessantes, de preferência com pelo menos 2 parágrafos curtos.

 

4- Marketing de artigos

Esta técnica é semelhante ao Guest Posting, com a diferença de os artigos serem publicados em directórios de artigos.

Para o fazer, procure pelo menos por 3 directórios de artigos, que tenham um ranking no Alexa inferior a 30.000. Registe-se, leia as regras de cada um e comece a enviar os seus artigos.

Alguns directórios permitem links de afiliados. Se assim for, poderá colocar alguns links nos seus artigos onde poderá mesmo gerar algum rendimento sem grande esforço.

 

5- Entrevistas

Uma forma de fazer networking e ainda gerar tráfego é com entrevistas. Para isso deverá entrevistar algum blogger conhecido no seu nicho de mercado e publicar a entrevista no seu blogue. Desta forma o blogger convidado irá partilhar a entrevista com os seus leitores e enviar tráfego para o nosso blogue. Poderá fazer as entrevistas em formato vídeo (hangout) ou na forma escrita.

 

6- Podcast

Iniciar o seu próprio podcast é uma forma genial de expandir o alcance do seu blogue. Os bloggers que criaram podcasts tiveram sempre bons resultados.

Pessoalmente, esta técnica não será muito adequada para mim, muito por culpa da falta de tempo.

Mas se pensa que tem tempo e capacidade para comprar o equipamento necessario, siga em frente e espere pelo resultado.

O que pode ganhar com um podcast?

  • Ganhar mais visitas para o seu blogue
  • Criar uma comunidade em redor da sua marca
  • Conhecer outros bloggers e pessoas da mesma área
  • Obter mais reconhecimento e reputação
  • Entre outras coisas

 

7- Tutoriais em vídeo

Se quer levar a sua actividade como blogger ao nível seguinte, a criação de tutoriais em vídeo será o próximo passo.

Se não gosta de estar em frente a uma câmara, poderá usar apenas uma apresentação em PowerPoint e usar algum programa para gravar o que aparece no écran do seu computador e/ou a sua voz.

Como funciona esta técnica?

  • Grave o vídeo e depois convide as pessoas para visitar o seu blogue
  • Quando editar o vídeo adicione no rodapé uma mensagem a dizer: “Visite omeublogue.com”
  • Envie o vídeo para o YouTube
  • Ao fazer upload do vídeo, coloque na descrição do vídeo um convite e um link para o seu blogue
  • Usufrua das visitas provenientes do YouTube!

 

8- Crie um curso grátis

Esta é uma excelente forma de gerar visitas rapidamente, mas provavelmente deverá estar a pensar: “Eu até podia criar um curso, mas porque haveria de ser grátis quando o poderia vender?

Em primeiro lugar, se criou o seu blogue à pouco tempo e não tem leitores nem visitas, nunca irá conseguir vender um curso a uma audiência que ainda não conhece o seu trabalho.

Por outro lado, se publicar um curso gratuito, as pessoas irão o seu download. Depois de o terem lido poderão então apreciar devidamente o seu trabalho, e se gostaram verdadeiramente do que leram, não hesitarão em comprar um curso Premium (vendido) que possa ser colocado à venda mais tarde.

 

9- Optimização SEO

O SEO nunca poderia faltar nesta lista, uma vez que as visitas provenientes dos motores de busca constituem cerca de 80% do tráfego de qualquer website.

Por isso, é sempre necessário haver uma boa optimização SEO para posicionar o seu blogue nos primeiros lugares (SERPS) dos resultados de pesquisa do Google e assim aumentar consideravelmente o tráfego. É certo que o Google tem feito imensas mudanças nos últimos tempos (e continua a fazer), mas se analisarmos friamente todas as mudanças que foram feitas, chegamos facilmente à conclusão de que o Google apenas deseja que haja conteúdo de qualidade e evitar a manipulação dos resultados de pesquisa. Nada mais

 

10- Trabalho duro

Muitos procuram estratégias que de forma instantânea aumentem o trafego dos seus blogues. No entanto, se ouve algo que aprendi enquanto webmaster é que não existem fórmulas mágicas ou atalhos para o sucesso. É preciso trabalhar no duro para se conseguir atingir os nossos objectivos, não apenas nesta área, mas em todas as áreas da nossa vida.

Por tudo isso, é preciso percorrer o caminho certo para nos tornarmos bloggers (ou probloggers, porque não?), sendo necessário trabalhar duro para conseguirmos obter algum sucesso. Só desta forma é possível começar a ver resultados reais do que são os negócios online.

 

Social media

Não incluí os mídia sociais (social media) na lista como uma forma de gerar tráfego, porque eu próprio não me foco muito neste aspecto. Penso que os Social Media são uma forma de nos expressarmos, pelo que o melhor caminho para um blogue com poucos seguidores, é criar conteúdos interessantes e com valor acrescido para os leitores. Desta forma, quando as pessoas o lerem irão partilhar o conteúdo. Em resumo, para mim o social media não será tanto “o que irei fazer”, mas “o que os nossos leitores poderão fazer por nós”.

Imaginemos que publicamos um artigo e o partilhamos com 1000 seguidores no Twitter. Deveremos receber uma média de 10 visitas (dependendo da hora) e pouco mais. Mas agora se o artigo receber 300 visitas vindas dos motores de busca e 100 delas o partilharem no Twitter, então poderão gerar mais 200 visitas vindas dos respectivos seguidores.

O social media é então algo que simplesmente deriva do nosso trabalho no duro.

 

Conclusões

Tudo o que posso dizer é: Crie bons conteúdos, promova-os da melhor forma, trabalhe constantemente no duro e mais cedo ou mais tarde irá ver os resultados.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.