recursos imprescindíveis

10 Recursos imprescindíveis para um blogger



recursos imprescindíveisCria um calendário editorial

Sempre me chamou a atenção o facto de alguns bloggers não darem muita importância a ter um calendário editorial que seja um elemento planificador essencial dentro da sua estratégia de conteúdos.

A minha recomendação vai no sentido de definires as temáticas dos artigos com (pelo menos) 3 meses de antecedência. Para isso utiliza o formato que seja mais cómodo; Excel, Publisher, Google Calendar, etc.

 

Publica sempre nos mesmos dias

Pode parecer algo insignificante e sem importância, mas não é bem assim. É muito importante publicar sempre no mesmo dia para acostumar os leitores.

Também é importante escolher os melhores dias para publicar. Pessoalmente e, por experiência própria, são as terças-feiras os melhores dias para publicar, seguido das quintas-feiras, o que é ideal para quem publica 2 artigos por semana.

 

Monitoriza quem partilha os teus artigos

Nem todos os que partilham os teus conteúdos te vão informar, pelo que é importante receber uma notificação automática sempre que houver alguma menção noutro blogue, não só para sabermos que os artigos estão a ser partilhados, como ainda para agradecer e abrir um canal de comunicação com outros profissionais da mesma área, o que é sempre muito interessante.

blogger

Monitoriza quem menciona a tua marca ou cria um link para o teu blog

É muito importante analisar todas as menções que o nosso blog recebeu e passar a agradecer ao blogger que nos mencionou.

Por isso recomendo que cries alertas com o Google Alert, de forma a seres informado sempre que a tua marca foi mencionada num artigo de um blog.

 

Ahrefs

Uma excelente ferramenta para monitorizar as referências feitas em outros blogs.

 

Open Site Explorer

Muito fácil de utilizar e com o qual vamos poder monitorizar os backlinks mais recentes no item “Just-Discovered”.

 

Monitor backlinks

Uma ferramenta muito boa para monitorizar os nossos backlinks e com a qual podemos receber um email com os backlinks mais recente. Mais cómodo é impossível.

 

Faz uma análise competitiva aos outros bloggers da tua área

Através da análise de outros blogs na mesma área vamos poder aprender muitas coisas, como por exemplo qual a estratégia de captação de tráfego utilizada, estratégia de venda, estratégia de fidelização, etc.

Isto é o que podemos fazer:

  • Subscrever outros blogs para analisar a sua estratégia de email marketing.
  • Analisar com o SEMrush a sua estratégia de conteúdos e ver quais são as suas principais fontes de tráfego.
  • De seguida analisar com o ahrefs a sua estratégia de link building.
  • Analisar também a sua presença nas redes social e as estratégias que estão a utilizar.
  • Por último analisar a estratégia de branding.

seo

Analisa quem está a plagiar os teus conteúdos

O ideal seria que todos os blogs respeitassem os direitos de autor de qualquer blogger e não copiassem nunca os conteúdos dos outros blogs, mas infelizmente este fenómeno acontece mais do que devia e devemos detectá-lo o mais cedo possível, sobretudo para actuar e pedir ao blogger que elimine o conteúdo copiado no seu blog.

A razão é muito simples. Nunca deves permitir que ninguém se aproveite do teu trabalho e das tuas horas de esforço. Se não te ligar, recomendo que denuncies o artigo na Search Console, uma vez que o Google irá desindexar em 2 ou 3 dias o artigo denunciado.

 

Analisa quem partilha as tuas imagens e infografias

É também importante vigiar todas as pessoas que partilham as nossas infografias e nos mencionem com um backlink para a nossa página web. O ideal seria que todos tivessem um comportamento correcto, mas não é bem assim e por isso temos de vigiar o mau uso que possam fazer dos nossos conteúdos e, sobretudo evitar o spam.

Para isso vamos utilizar a ferramenta Image Raider que nos vai permitir detectar quantas vezes foi partilhada uma das nossas infografias.

Outra forma de o fazer é através do Google Imagens, onde vamos comparar a nossa imagem com as que o Google tem indexadas. Irás ficar surpreendido com a quantidade de websites que podem ter publicado a tua imagem sem te referirem muitas das vezes, nem mencionarem a fonte onde foram buscar a dita imagem.

 

Publica conteúdos que dêem resposta ao que o usuário procura

Existem um grande debate acerca de termos que publicar artigos mais longos para conseguirmos ter melhores posições nas SERP’s, mas a verdade é que isto é um engano. O artigo tem é de dar resposta ao que o usuário procura, fornecendo informação de valor e com qualidade. Se isso acontecer, os teus conteúdos irão quase garantidamente conseguir obter boas posições nos resultados de pesquisa do Google.

 

Melhora a experiência do usuário em todos os conteúdos

Se a experiencia do usuário for positiva, o Google irá premiar-te elevando o conteúdo até às primeiras posições de pesquisa, pelo que tens de ter cuidado com o todo o texto e com as imagens utilizadas no artigo.

 

Cria conteúdos modulares ou que abarquem um grande número de usuários

Isto é uma aposta garantida para o sucesso dos teus conteúdos. Pensa sempre na melhor forma de estruturar os teus conteúdos para que sirvam a um grande número de pessoas.

Outra forma que funciona muito bem é criando conteúdos modulares, ou seja, conteúdos que podemos ir actualizando de vez em quando e onde vamos acrescentando uma nova parte ou módulo. Este método é tremendamente eficaz para conseguirmos chegar às primeiras posições em palavras-chave supercompetitivas.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.