10 Extensões do Chrome que Deves Usar em Marketing Digital

Hoje tenho para apresentar 10 extensões do Chrome que qualquer pessoa a trabalhar em marketing digital deve utilizar, uma vez que são incrivelmente úteis e convenientes.
As extensões do Google Chrome são pequenos programas incorporados neste navegador web. Permitem realizar determinadas ações ou obter informações sobre algo específico, e são normalmente colocados no canto superior direito do navegador para dar acesso rápido a essa informação em vez de sermos obrigados a entrar numa página web utilizando uma ferramenta específica.
Existem extensões de todo o tipo, para fazer capturas de ecrã rápidas, para analisar páginas web, para ver certas informações de uma loja online… mas hoje quis trazer-vos 10 que são especialmente úteis e que utilizo pessoalmente, por isso quero partilhá-las convosco, porque sei que serão muito úteis e também que 90% delas são totalmente gratuitas.
Extensões do Chrome

As 10 ferramentas de Marketing Digital do Google Chrome

Similarweb

Permite-lhe conhecer a análise básica de qualquer website, ou seja, é uma análise básica mas útil como se fosse o Google Analytics embora mais limitada, onde podes ver o tráfego de um website, os tempos de permanência, as taxas de rejeição, como obtêm visitas e muito mais.
É uma ferramenta que também tem uma versão paga onde apresenta mais informação, mas com a versão gratuita já temos uma primeira análise muito útil em poucos segundos.

Quick SEO

A optimização orgânica para motores de busca (SEO) é fundamental em qualquer negócio digital porque é muito provavelmente a fonte que traz mais tráfego a qualquer website, pois revela haver alguma intenção de compra. No Google as pessoas procuram o que querem ou pensam comprar, encontram o website e decidem se compram ou não, por isso é muito importante trabalhar bem o SEO do teu website.
Esta ferramenta dá um resumo rápido, por exemplo, de quantos links tem apontando para o teu website, bem como outros indicadores chave no SEO.

METASEO Inspector

As etiquetas numa página web, é a primeira coisa que devemos optimizar para impulsionar o posicionamento no Google, e esta extensão diz-nos quais os possíveis problemas nestas etiquetas chamadas meta de uma página web.
As meta tags são uma das partes mais importantes e são 2: título e descrição. Existem outras etiquetas, tais como etiquetas de texto rico (rich text) que também tem mais informações.

Wappalyzer

Esta extensão é super útil e permite ver que tecnologia está por trás de qualquer website, que ferramentas utiliza, que plugins tem instalados… Muitas vezes vemos um website com determinadas características e queremos saber como se faz, e com esta ferramenta vemos tudo, o que utiliza para automatismos, métricas, etc.
Esta extensão é muito útil para mim porque quando quando faço análises quero ver que sistema estão a utilizar, descubro ferramentas que não conhecia e a partir daí experimento-as e incorporo-as nos meus projetos.

MyWebAudit

Esta extensão é paga mas tem uma razão: faz um relatório completo num website, como uma espécie de auditoria e o bom é que o relatório gerado pode ser personalizado com a nossa imagem, as nossa cores corporativas e o nosso logótipo, para que o possamos usar se formos um consultor de marketing digital para entregá-lo diretamente aos clientes.

Lighthouse

O tempo de carregamento é a chave para o sucesso de um website, e esta ferramenta ajuda-te a ver o tempo de carregamento de uma página web, e isto é importante não só para a optimização de motores de busca, mas também para campanhas de social media e marketing digital em geral, porque se um website demora demasiado tempo a carregar o utilizador sai e baixa a taxa de conversão, ou seja, há menos compras.
Mas o poder desta ferramenta não está somente na informação sobre o tempo de carregamento, mas também detalha o que é preciso corrigir para melhorar.
Com esta ferramenta entras diretamente numa página web, clicas no botão e em poucos segundos é gerado um relatório com a pontuação em cada uma das métricas relacionadas com a velocidade do website e também o que é preciso melhorar, algo essencial quando se está a auditar um website e se queres saber o que tens de mudar para carregar mais rapidamente.

Facebook Pixel Helper

Esta extensão é realmente essencial e diz-te se um website tem instalado algum pixel de conversão do Facebook. Isto é muito útil para ti para ver se todas as tuas páginas web têm o pixel certo, mas também para espiar outros sites, que pixéis tem a competição, que micro-conversões criaram…

Email Hunter

Esta ferramenta é curiosa porque permite encontrar endereços de correio eletrónico associados a um determinado site ou empresa, e também permite ver nomes, empregos, redes sociais e números de telefone. Se estiveres a pensar se é legal, a resposta é sim, é legal porque tudo é retirado de fontes públicas, então depende do uso que fizeres dele.
É muito interessante para departamentos de marketing, departamentos de vendas, para análises de mercado ou quando de repente precisamos de contactar alguém e não sabemos quem está por detrás de um determinado projeto, e esta extensão ajuda nesse processo.

Color Picker

Esta ferramenta ajuda a saber qual é a cor exata de qualquer página web. Todos os websites usam (obviamente) várias cores e por vezes queremos saber é exatamente o código dessa cor.
A extensão dá-te rapidamente o código da cor para que o possas utilizar diretamente no teu site.

What Font

E, finalmente, vou falar-vos desta extensão que permite saber que fontes são utilizadas em qualquer página web. Também gosto porque é muito conveniente, pois muitas vezes estamos numa página web e vemos uma fonte de que gostamos e queremos saber qual será…
Com esta extensão, basta colocar o rato sobre o texto e este diz-nose automaticamente qual é a fonte utilizada.

Deixa o teu comentário