mais tráfego

10 dicas para fazer um bom blogue



marketing digitalSer blogueiro está na moda. Cada vez mais isso se nota pelo número de blogues que vemos pela internet fora. Mas uma coisa é ter um blogue e outra muito diferente é ter muitos leitores. Mais difícil ainda é transformar os leitores em clientes ou subscritores da nossa marca, produtos ou serviços.

Por essa razão, hoje vou deixar aqui as 10 dicas para fazer um bom blogue e ir ganhando leitores e futuros clientes.

 

Extensão do título

Embora não exista uma regra geral para o tamanho dos títulos, o ideal são 60 caracteres. Evita títulos demasiado longos e sê conciso nesta parte do texto. Uma das razões mais óbvias é que se for demasiado longo irá tornar-se confuso, e consequentemente, os leitores nem sequer vão ler nada.

Segundo um estudo realizado pela trackMaven a extensão dos títulos:

  • 40 Caracteres – Extensão média de um título num blogue
  • 60 Caracteres – Extensão ideal de um título num blogue
  • > de 60 Caracteres – Extensão negativa, forte queda da eficácia do blogue

 

Chama a atenção com o título

Os títulos são 80% do sucesso de um artigo. O conteúdo é muito importante, mas se não chamares a atenção não vais ter o interesse que mereces. Se não conseguires ter títulos apelativos, provavelmente não vais conseguir ter o número de visitas que o artigo merece.

Estes são alguns dos truques para criar um título atractivo:

  • Deve revelar um segredo (6 coisas que deves saber sobre o Facebook)
  • Deve resolver um problema (Como conseguir mais subscritores para o teu blogue)
  • Escolhe uma boa imagem principal para o artigo
  • Utiliza números (10 truques para gerir as redes sociais)
  • Deve conter o factor-surpresa (Os segredos de um bom Community Manager)
  • Deve despertar a curiosidade (Já viste as ultimas alterações do Google?)
  • As perguntas funcionam (Também cometes estes 6 erros?)
  • Emociona com o título (Responde a esta pergunta: és um lutador?)
  • Sensação de utilidade (Como melhorar o teu perfil do LinkedIn em 7 passos)

 

Programa bem as tuas publicações

A organização é uma das melhores aliadas para conseguir ter um blogue eficaz e de sucesso. Para isso deves criar uma estrutura bem definida e ser constante nas tuas publicações, caso contrário vais perder o interesse dos leitores.

  • As terças e quartas-feiras são os dias mais populares para publicar artigos.
  • Verifica ainda se é melhor publicar aos fins-de-semana. A percentagem de artigos publicados é de 13%, mas em média recebem 32% das visitas, de acordo com um estudo realizado pela trackMaven.

bom blogue

Utiliza marcas e listas numeradas

Outro factor que é preciso ter em conta e que também está relacionado com a organização é o uso de marcas e listas numeradas. Estes dois elementos vão tornar os artigos mais fáceis de ler e mais atraentes para os leitores, fazendo com que desfrutem com a leitura e fiquem mais tempo a ver o blogue.

Para além disso, se trabalhares bem as marcas e as listas numeradas com os demais componentes e elementos dentro do texto, isso irá dar um toque estético e diferenciador ao teu blogue.

 

Inclui chamadas de acção e facilita informação a possíveis subscritores

Uma chamada à acção pode ser qualquer elemento através do qual vamos fazer com que o usuário “aterre” numa das nossas fichas de produtos ou serviços, ou que entre no chamado túnel de vendas (Conversion Funnel). De uma forma geral, este elemento pode ser um banner, um botão ou algum tipo de gráfico ou texto colocado estrategicamente no website. No momento de fazer clique, o usuário terá entrado no túnel.

As chamadas à acção podem ficar localizadas na homepage ou em outras páginas, e fazer com que apontem a sites externos ou a secções internas do site. No entanto, as que aparecem em blogues e em campanhas de e-mail marketing são as mais eficientes.

Os blogues são o lugar perfeito e ideal para inserir uma chamada à acção porque pode estar relacionada com o tema do artigo. Como podes imaginar, as possibilidades dos leitores clicarem sobre a mesma são extremamente altas e assim a conversão está mais facilitada.

Um detalhe que é preciso ter em conta ao criar uma CTA é incluir um botão ou ligação visível e que se destaque sobre o resto dos elementos, para que o usuário possa interpretar claramente onde deve clicar.

 

O tamanho ideal de um artigo

Já alguma vez leste um artigo e ficaste com vontade de ler mais? Ou pelo contrário, já paraste de ler porque parecia que o artigo nunca mais acabava? Qual é a extensão ideal para um artigo? De acordo com os especialistas de SEO, pode-se considerar entre 1000 a 1500 palavras a extensão aceitável para um artigo.

Outro factor chave que é preciso ter em conta é a forma como o Google interpreta as nossas publicações. O conteúdo perfeito para o Google deveria ter uma extensão de cerca de 1000 palavras, umas três imagens e um vídeo.

Para além de incluir texto nas tuas publicações, não te esqueças que também é importante inserir imagens e vídeos. Usa em cada artigo uma proporção coerente entre palavras e imagens: um artigo mais longo vai precisar ser acompanhado por mais imagens do que um curto para descongestionar a leitura.

 

Utiliza uma estrutura coerente. Introdução, desenvolvimento e final

Neste ponto temos de saber muito bem o que queremos contar e a forma como vamos contar.

Devemos escolher uma estrutura meditada e ordenada para que as nossas publicações tenham uma base sólida e lógica. Este componente é essencial até mesmo para ganhar leitores, já que se existir uma estrutura organizada e harmónica entre os elementos, o nosso público irá gostar das nossa publicações e por conseguinte vamos ter mais visitas no blogue.

Que estrutura deve ter um artigo?

  • Titulo: Texto breve que chame a atenção do leitor
  • Introdução: Exposição breve e concisa sobre o tema
  • Desenvolvimento do corpo do texto: Explicação em profundidade do que queremos contar
  • Final: Estabelecer uma conclusão de tudo o que foi abordado no texto

bom seo

Mantem-te activo e atrai mais tráfego para o blogue

Conseguir atrair mais tráfego e fidelizar os leitores tem enorme importância para a sobrevivência de qualquer blogue.

Uma vez criados os artigos vai precisar de lhe dar um certo grau de visibilidade para que saibam que estás no mundo digital. Para isso, deves ser constante e transmitir ao teu público uma actividade continua no tempo.

De nada serve atrair tráfego para o blogue se não estás activo através da oferta de conteúdos de valor e constantemente renovados.

Tudo o que publiques no teu site acaba no Twitter, Facebook, Instagram ou Pinterest. Por isso, é muito importante partilhar o conteúdo nas redes sociais para ter maior visibilidade, atrair mais tráfego e novos leitores para o blogue.

 

Constrói a tua audiência

A audiência são aquelas pessoas que visitam com frequência o nosso site, o recomendam, subscrevem a nossa base de dados e interagem connosco e com os demais seguidores.

O tipo de audiência irá definir o blogue. Dependendo da audiência a que te queiras dirigir, o teu conteúdo será, de uma forma, ou de outra, totalmente diferente.

Ao criar o blogue deves saber claramente qual a temática que vais abordar e a que tipo de pessoas te vais dirigir (idade, profissão, idioma, etc.).

Trata-se de fazer uma segmentação e de conhecer muito bem o público a que te estás a dirigir. Logo que tenha o público-alvo bem definido vais poder realizar diferentes estratégias para captar novos leitores para o blogue e transformá-los em subscritores.

mais tráfego

Experimenta, testa e faz algo inesperado

Para os blogueiros, é fundamental aprender, experimentar e testar coisas novas para averiguar o que realmente funciona ou não com a tua audiência. Para isso, tens de ser atrevido e original, surpreender e chamar a atenção de forma atractiva. Quando conseguires isso, poderás fazê-lo uma e outra vez de forma coerente e conseguir ter sucesso com o teu blogue. Este método vai fazer com que o teu público não caia na rotina e se canse das publicações com a passagem do tempo.



Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.